top of page
  • Foto do escritorMacampe

Ter uma estratégia importa para o crescimento da igreja?

Com toda a certeza, algumas pessoas que Deus preparou para serem pastores e que conseguiram alcançar esse objetivo nunca sequer imaginariam que passariam algum tempo pensando em estratégia da igreja, normalmente o principal foco dos pastores é apenas com seus membros, suas ovelhas, por isso muitas vezes acaba não sobrando muito tempo para se preocupar em elaborar uma estratégia ou um plano de ação para ajudar no crescimento da igreja.

É por isso que se dispõe dos pastores auxiliares, pois todas as congregações fazem o seu trabalho porque amam a Deus em primeiro lugar e depois amam as pessoas, seus próximos, não sobrando tempo para pensar em planilhas ou planos estratégicos para a congregação.

O amor do ministério da igreja com as pessoas é algo incrível e é um dos motivos que os fazem se mexer e sempre buscar a Deus cada vez mais, para que eles possam ajudar diversas pessoas.

É muito bom e alegre para a igreja e principalmente para seus líderes quando vem uma pessoa que não era cristã e aceita a vida com Jesus, ou até mesmo aqueles irmãos que estavam afastados mas retornaram para os braços do Pai.

Porém os líderes da igreja acabam fazendo um grande desserviço para sua igreja quando não planejam uma estratégia adequada para sua comunidade, muitos pastores acabam ignorando as estratégias por diversos motivos, muitas tarefas, afazeres, compromissos, alguns poucos podem até negligenciar intencionalmente, mas independente de qual for o motivo, isso é algo que pode estar impedindo a sua igreja de crescer.




Foi realizado uma pesquisa para saber a real diferença das grandes igrejas para as pequenas igrejas, e o único fator que as diferenciou foi estratégia. Ela é extremamente importante e igualmente ignorada por muitas congregações. As igrejas que planejam um futuro e se preparam para conseguir alcançar e cuidar de uma grande quantidade de membros na grande maioria das vezes conseguem alcançar esse objetivo, isso porque toda sua estratégia foi realizada de forma eficiente e eficaz.


Uma abordagem estratégica

Existe um instituto de pesquisa americano, o LifeWay Research, que todo ano se associa à revista Outreach e faz um levantamento de dados de todas as igrejas que estão em funcionamento nos Estados Unidos. Essa pesquisa divide as igrejas em duas condições, as igrejas que crescem mais rápido e as igrejas que são as maiores. Todos os anos que essa pesquisa é divulgada acaba se tornando um grande motivo para conversas entre as pessoas do Estados Unidos.

Um fato importantíssimo que deve ser ressaltado é que não é a igreja ser grande que fará ela ser menor do que a pequena, todas as igrejas nascem com o mesmo propósito, ajudar as pessoas a encontrar o caminho da salvação, Deus utilizou uma mega-igreja para conseguir adentrar na Coréia e usou uma simples casa de oração para conseguir que o evangelho de Jesus Cristo fosse liberado na China. O real modelo da sua igreja não irá importar se Jesus estiver no centro e no comando dela.

Pastor e suas estratégias

Conforme o passar dos anos desde que essa pesquisa foi iniciada, foi possível verificar diversas tendências que se tornaram semelhantes em diversas igrejas que estavam em crescimento. Com base nesses dados foi possível verificar duas igrejas que estavam em grande crescimento em relação às outras, e o grande diferencial delas foi exatamente isso: TER ESTRATÉGIA.

Claro que não podemos afirmar que Deus não irá ajudar sua igreja a crescer e que somente uma estratégia bem elaborada será capaz, porém a própria palavra de Deus diz “esforça-te e eu te ajudarei”. Então não adianta também sua igreja nunca procurar caminhos para crescer esperando que Deus faça tudo sozinho.

Foi constatado que essas duas igrejas investiram intencionalmente grande parte de seus esforços para elaborar uma estratégia nos ministérios e na preparação da agenda da igreja, além de investirem também com tecnologia criando um belo site, cuidando das redes sociais para a igreja e divulgando para todos os membros e visitantes daquela igreja. Quanto mais essas igrejas divulgavam seus sites e redes sociais, mais populares elas ficavam e isso acabava atraindo mais pessoas para suas congregações.

Uma pesquisa realizada este ano pelo mesmo instituto de pesquisa LifeWay Research, comprovou que apenas 42% dos pastores acreditavam que suas igrejas possuíam uma estratégia bem definida para tratar os membros, visitantes, tesouraria e demais setores da igreja, com o intuito de fazê-la crescer. Porém a pior parte foi que mais da metade dos pastores que foram pesquisados não tinham nenhum plano intencional para fazer com que sua igreja crescesse, para discipular ou criar filiais das suas igrejas.

Marketing da igreja

A estratégia da igreja é muito importante para o seu crescimento, e quando falamos de crescimento não queremos falar apenas de tamanho físico, mas sim crescimento financeiro, crescimento na quantidade de membros, crescimento na quantidade de pessoas cuidadas e muitas outras áreas em que a igreja possa crescer cada vez mais e mais.

Não deixe de conversar com seus pastores auxiliares e líderes e elaborar uma estratégia para sua igreja, pense no que pode ser feito e melhorar cada vez mais para compartilhar o amor de Deus com muitas outras pessoas.


Algumas estratégias para você e sua equipe pensarem:

  • Como cuidar e acompanhar melhor dos membros que já temos

  • Como ter um contato melhor com os visitantes que chegam

  • Qual o meu público alvo no bairro que a igreja está inserida?

  • Como melhorar as finanças da igreja?

  • Quais os meios de divulgação que podemos utilizar na igreja para atrair mais pessoas?

  • Quais departamentos a igreja precisa de ter para um perfeito funcionamento

  • Como queremos que a nossa igreja esteja daqui 2, 5 e 10 anos?








Fontes e citações: http://www.serdivino.com.br/blog/estrategia-importa-para-o-crescimento-da-igreja/

226 visualizações0 comentário
bottom of page