top of page
  • Foto do escritorMacampe

Por que um ministério infantil saudável leva a uma igreja saudável

“Deixem que as criancinhas venham a mim e não as impeçam, porque o reino dos céus pertence a esses.”

Mateus 19:14 nos permite ver que Jesus sabe que as crianças são importantes - ele fez questão de mostrar que elas são amadas e valorizadas.



Sua igreja está fazendo o mesmo?

Um próspero ministério infantil é uma das maneiras mais rápidas de cultivar uma igreja saudável, mas o ministério infantil muitas vezes é negligenciado. Veja por que isso deve ser uma prioridade máxima:

O ministério de seus filhos é uma oportunidade para semear na próxima geração de líderes espirituais. Criar um espaço seguro e convidativo onde as crianças possam aprender sobre Jesus deve deixá-los animados. Eles são o seu maior campo missionário em sua igreja e comunidade! E não se esqueça que as crianças também podem ter um impacto agora. Seu amor por Jesus pode brilhar e tocar sua família, amigos, professores e colegas de classe.

Cultivar um ministério infantil saudável é uma das melhores maneiras de cultivar de uma forma saudável a sua igreja. Os pais farão o melhor para seus filhos. Isso significa que eles escolherão uma igreja com um grande ministério infantil - se sua igreja não tiver um, eles irão para outro lugar.


Então, o que atrapalha o crescimento do ministério das crianças?

Despesas.  As restrições orçamentárias geralmente significam que o ministério infantil é insuficiente e com poucos recursos. Pode ser difícil justificar gastar muito com o ministério infantil, especialmente se as famílias com filhos pequenos não compuserem muito do grupo demográfico da sua igreja.

Falta de voluntários.  O ministério infantil muitas vezes requer mais voluntários do que qualquer outro ministério em sua igreja. Recrutar e treinar voluntários suficientes para manter o ministério de seus filhos à tona é difícil, e algumas igrejas não têm um ministério infantil dedicado para manter tudo coordenado. É por isso que é necessário ter um programa de treinamento para ajudar os voluntários a se prepararem para o tempo de ensino e garantir sua melhor chance de sucesso. O sucesso dos voluntários centra-se em fazer com que o seu tempo seja valorizado e as suas contribuições significativas.

A Liderança não está a bordo.  Um ministério infantil de sucesso terá total apoio do pastor titular. Se um pastor acredita e investe no ministério infantil, tem uma chance maior de prosperar, mesmo com recursos limitados. Além disso, se os líderes da igreja virem um crescente ministério infantil, eles estarão mais propensos a apoiá-lo com recursos adicionais que ajudarão a atrair e reter novos visitantes.

Coloque-se no lugar de uma nova família visitando sua igreja. Se eles trouxerem seus filhos para a área das crianças para fazer o check-in e verem um voluntário em uma sala sombria com decoração e brinquedos que não foram atualizados em vinte anos, você acha que eles vão querer deixar seus filhos lá?

Você acha que as crianças vão querer voltar?

Por outro lado, se eles vêem um espaço que comunica diversão e atividade, eles verão que você valoriza seus filhos.


Como o ministério infantil ajuda sua igreja a crescer?

Se as crianças se divertirem muito no ministério e estiverem felizes em voltar, os pais também estarão! Além disso, se os pais estão entusiasmados com o que está acontecendo em sua igreja, eles são muito mais propensos a convidar seus amigos e vizinhos para vir também.

Como bônus, as famílias com crianças que participam do ministério de seus filhos também são mais propensas a se voluntariar em sua igreja. Eles vêem você investindo em seus filhos e querem ajudar a contribuir para o trabalho que a igreja está fazendo. Isso pode significar que eles se voluntariam com o ministério de crianças ou que eles trabalham em outra área que precisa de ajuda. De qualquer forma, você está aumentando o engajamento de sua congregação.

Se sua igreja constrói a reputação de ter um ministério infantil fantástico, suas oportunidades de divulgação também aumentam. Os pais que não frequentam a igreja muitas vezes querem que seus filhos cresçam com algum tipo de estrutura de fé. Se o ministério de seus filhos convidar essas crianças e ministrá-las a eles, você terá oportunidades de alcançar seus pais também.

Mesmo que os pais não estejam vindo à igreja aos domingos, você terá chances ao longo do ano para alcançar as famílias.


Se você está percebendo que o ministério de crianças precisa de melhorar, aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a descobrir o que você pode fazer:

1.  Você mostra segurança do ministério de crianças?

Por mais triste que pareça, você deve fazer verificações completas de antecedentes criminais obrigatórios para aqueles que trabalham com crianças em sua igreja. Mesmo que você acredite que sua equipe e seus voluntários tenham registros impecáveis, os pais que deixam seus filhos sob seus cuidados querem saber com certeza. Este é um requisito para qualquer tipo de função que sirva às crianças - e a igreja não deve ser isenta. Precisa encontrar um serviço de verificação de antecedentes? Clique aqui para verificar os antecedentes criminais.

Você tem um sistema de check-in eficiente? Isso não precisa ser elaborado, e você pode encontrar o que funciona para sua igreja. Apenas certifique-se de que você sabe como identificar e acompanhar as crianças sob seus cuidados. Saiba a quem elas pertencem e tenha uma maneira de contatar seus pais / responsáveis ​​durante o culto, se necessário.

Tenha uma proporção adequada de voluntários para crianças. Se você tem um voluntário e quinze filhos, isso não vai inspirar muita confiança nos pais. E, por favor, pense duas vezes antes de ter adolescentes trabalhando sozinhos com crianças pequenas - eles são ótimos assistentes, mas você precisa de pelo menos um adulto experiente e capaz para orientar cada classe.

2. É convidativo?

As crianças e os pais se sentem imediatamente bem-vindos? Seus voluntários devem ser calorosos e bondosos desde o início - afinal, pais e filhos freqüentemente se sentem ansiosos por estarem separados. Você pode querer passar algum tempo com seus voluntários ajudando a treiná-los com maneiras de deixar pais e filhos à vontade.

O espaço em si faz as crianças quererem entrar e ficar? É brilhante e divertido? Se você não atualizou sua decoração por um tempo, este é um bom lugar para começar. Há um monte de maneiras amigáveis ​​para tornar qualquer espaço mais brilhante e contemporâneo. Se as crianças estiverem envolvidas pelo espaço que você fornecer, elas ficarão animadas para aprender e vão querer voltar semana após semana.

3. É inovador?

Você está acompanhando as maneiras mais eficazes de ministrar às crianças hoje? O amor de Jesus não muda, mas a forma como apresentamos a Bíblia e seus ensinamentos para as crianças deve se adaptar à maneira como as crianças aprendem. Muito do que funcionou nos anos 90 não funciona em 2018, e isso não é um problema!

Deve ser um desafio divertido continuar evoluindo as maneiras como envolvemos nossos filhos no ministério infantil. As crianças sabem quando algo está desatualizado.

4. Você está cuidando de seus voluntários?

O ministério infantil pode ser difícil. Se a sua igreja não tem orçamento para um supervisor de ministério infantil, você tem que contar com um voluntário para liderar as coisas (sem mencionar os voluntários que são necessários para cuidar do ministério de seus filhos durante os cultos semanais). Voluntários do ministério infantil também acomodam uma ampla gama de idades e habilidades de desenvolvimento. Isso é especialmente difícil se todos forem combinados em uma ou duas classes. Não só eles estão mantendo as crianças seguras, eles também estão ensinando-lhes sobre Jesus durante os anos mais impressionáveis ​​de suas vidas! Isso é muita responsabilidade.

Além disso, muitos voluntários nunca ensinaram crianças (a não ser por conta própria) e não estão familiarizados com a preparação ou a execução de uma aula. Dedicar um tempo para investir no treinamento de seus voluntários resultará em que eles sejam mais felizes com seu comprometimento e sejam afirmados com melhores resultados.

E, claro, lembre-se de mostrar aos seus voluntários sua gratidão. Esta pode ser uma simples palavra de agradecimento e reconhecimento do pastor durante um culto principal, um pequeno presente ou um jantar celebrando os voluntários.

5. Seus filhos adoram aprender sobre Jesus?

Seus filhos estão animados para chegar todos os domingos? Eles estão dizendo aos pais sobre o que aprenderam quando a igreja acabou? Isso deveria acontecer! Essa é uma ótima indicação de como eles estão envolvidos com o ministério infantil.

Um ministério infantil saudável se concentra em uma comunidade saudável. A equipe de ministério infantil, sem dúvida, trabalha mais do que qualquer grupo em uma igreja. É preciso uma quantidade incrível de trabalho para fazer isso bem. Mas é essencial promover um ambiente para funcionários, voluntários e crianças que se concentre em esperança e prazer. A alegria de uma criança de aprender sobre Jesus pode ser contagiante. Pegue seu senso de alegria e use-o ao planejar o ministério infantil!


Tudo bem se a sua igreja precisa mudar alguma coisa no ministério de seus filhos - a maioria tem que mudar!

Não se sinta sobrecarregado. Até mesmo os ministérios infantis mais saudáveis ​​precisam continuar melhorando e refinando a maneira como eles alcançam e se conectam com as crianças sobre Jesus.

Use as perguntas acima para fazer uma lista do que sua igreja pode trabalhar e, em seguida, começar a desbastar conforme o tempo e os recursos permitirem. Crianças e pais em sua igreja começarão a notar a diferença e ficarão gratos por isso!






Fontes e citações: https://outreach.com/blog/healthy-childrens-ministry/

170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page