top of page
  • Foto do escritorMacampe

Maneiras fáceis de se conectar com os novos visitantes da igreja

Visitar uma nova igreja é intimidante, especialmente se alguém não estiver familiarizado com a cultura da igreja. É preciso coragem para aparecer em um culto.

De alguma forma, eles ouviram falar da sua igreja e estão curiosos o suficiente para entrar. Há uma boa chance de eles não conhecerem ninguém e se sentirem desconfortáveis ​​em um novo ambiente.



Mas eles não precisam lidar com a ansiedade sozinhos - você pode colocá-los imediatamente à vontade! Afinal, você quer que os visitantes cheguem, participem do culto e saiam assim que acabar ou você quer que eles se sintam valorizados quando chegam, reconhecidos e amados durante todo o culto e ansiosos para se conectar com a igreja depois que o culto terminar?

Nós todos sabemos a resposta. Queremos dar uma recepção calorosa e incentivá-los a participarem da igreja!

Então, como criar uma experiência e deixar uma ótima primeira impressão? Como você recebe os visitantes para voltarem na próxima semana?


Aqui vai algumas dicas para sua igreja:


Tenha uma equipe de recepção EXCELENTE.

Os recepcionistas são provavelmente a primeira interação humana que os visitantes têm com representantes de sua igreja. Como eles estão na linha de frente da igreja é importante enfatizar que a qualidade da sua equipe de recepção pode fazer ou quebrar a experiência de um visitante antes mesmo de entrarem na igreja.

Idealmente, você precisa de três grupos principais de recepcionistas - um para portas externas, um para portas do templo e um para o balcão de informações.

Pense em recepcionistas como o ponto de referência para todas as coisas relacionadas à sua igreja. Cada grupo deve ser capaz de dar instruções aos visitantes (ou melhor ainda, escoltá-los) em qualquer lugar da sua igreja.

Treine sua equipe de recepção para incorporar a hospitalidade. Pessoas amigáveis ​​e empáticas que prosperam na criação de um ambiente acolhedor e hospitaleiro farão maravilhas pelo seu sucesso em se conectar com os novos visitantes da igreja.

Os recepcionistas precisam ser bons leitores de pessoas para que possam determinar o nível de conexão que um visitante está buscando. Um recepcionista excessivamente entusiasmado pode assustar alguém (especialmente visitantes introvertidos). Por outro lado, um recepcionista que não consegue ler a ânsia de um visitante para se conectar pode deixá-lo desapontado.

Os recepcionistas da sua igreja também precisam ser bem instruídos ​​em todos os cultos e demais eventos extras que sua igreja oferece. Eles devem ser capazes de fornecer quaisquer detalhes que um visitante possa precisar para se envolver em qualquer coisa, desde a escola dominical até as células. Isso é especialmente necessário para recepcionistas que trabalham no ponto mais importante da entrada de sua igreja: o balcão de informações.


O balcão de informações serve como um ponto para novos visitantes.

Um balcão de informações bem marcado dá aos novos visitantes um lugar claro para ir na correria antes e depois do culto.

Pode ser difícil para os visitantes se envolverem com recepções nas portas externas e internas da igreja. Se for esse o caso, o balcão de informações serve como um local claro para qualquer pessoa com dúvidas. É também por isso que os voluntários no balcão de informações devem ser os mais bem informados sobre sua igreja.

Quer melhorar ainda mais? Disponibilize bíblias, blocos de anotações, canetas, boletins sobre a igreja, lenços de papel, balas, água e até tampões de ouvido - qualquer coisa que um visitante possa precisar para o culto.

Se sua igreja tem o espaço ou uma seção VIP para os visitantes, isso é um extra fantástico que realmente ajudará os visitantes a se sentirem valorizados. Não precisa ser uma sala separada. Na verdade, ter uma seção VIP como parte do lobby principal da sua igreja é uma opção bem legal para os visitantes que desejam se conectar. Não precisa ser elaborado. Um espaço com assentos confortáveis, lanches e bebidas incentiva os visitantes a parar um pouco e se conectar com alguém da recepção antes de ir para o culto ou sair.

Dica bônus: se possível, peça ao pastor que espere nesta área após o culto para cumprimentar os visitantes. O toque pessoal fará com que eles se sintam extremamente valorizados. Além disso, quem melhor para responder suas perguntas sobre a igreja?

Não se esqueça de ter uma pilha de fichas para cadastro do visitante em seu balcão de informações e na área VIP, ok?


Se sua igreja não tem a ficha para visitantes, você está perdendo uma maneira simples de manter contato com os visitantes.

Isso pode estar incluso no boletim da sua igreja, ou uma opção independente - ou ambos. A ficha para cadastro de visitantes é algo simples. Este não é o lugar para sobrecarregar os visitantes com informações, ou pedir muito deles.

Aqui estão os três campos principais que a ficha para visitantes da sua igreja deve ter:

  1. Nome do ministério

  2. Endereço de e-mail

  3. Número de telefone (Ou Whatsapp)

É isso aí! Você realmente não precisa de muitas informações para entrar em contato com o visitante. Um nome, e-mail ou telefone lhe dá o que você precisa para entrar em contato com o visitantes depois do culto. Se eles tiverem tempo para preencher a ficha e entregá-lo, eles querem que você entre em contato com eles!

Na nossa Ficha para Visitante, tem o espaço para o visitante colocar também o pedido de oração. Isso dá aos visitantes da nova igreja um lugar para escrever quaisquer detalhes sobre o que tem ocorrido em sua vida ou problemas que esteja passando.


Não esqueça de se conectar com seus visitantes durante o culto.

Lembre-se, um culto em uma nova igreja pode ser intimidante - um visitante pela primeira vez não sabe o que esperar de você! Por isso existem várias maneiras de ajudar a deixa-los mais à vontade.

Explique por que sua igreja valoriza a hospitalidade e, em seguida, conceda aos membros da sua igreja a responsabilidade de garantir que ninguém fique sem um aperto de mão ou um alô.

Lembre-se de não fazer os novos visitantes se levantarem ou levantarem as mãos. Alguns podem não se importar com a atenção, mas isso pode aterrorizar outros! Um simples reconhecimento do púlpito serve.

Qualquer coisa parecida com: "Se este é o seu primeiro culto com a gente, seja bem-vindo. Estamos tão felizes por você estar aqui! ” será o suficiente.

Esse também é um ótimo momento para informar os visitantes sobre fichas para cadastro de visitante. Diga-lhes como preencher as fichas, onde retirá-las, ou levá-las ao balcão de informações após o culto. Ofereça-lhes um presente, mesmo que eles não preencham a ficha. Alguns convidados podem não se sentir prontos para se comprometerem a dar suas informações em sua primeira visita. A oferta de um presente sem compromisso lhe mostrará que sua presença é valorizada, mesmo que sua igreja não "receba" nada em troca.


Então, por que se preocupar com presentes de boas vindas?

Um presente de boas-vindas lhe dá a chance de se conectar com os visitantes antes que eles saiam da sua igreja. Ele diz ao visitante "Você é importante para nós" e torna o seu interesse neles tangível.

Decida sobre um orçamento para o seu presente de boas vindas, tendo em mente que é importante investir em presentes de qualidade que as pessoas realmente querem e vão usar.

Aqui estão algumas opções populares:

  • Camisetas são sempre uma boa escolha. Se a sua camiseta for bem feita e com o logo da sua igreja, as pessoas vão querer usá-la. Mesmo que eles não se tornem regulares em sua igreja, eles podem estar usando essa camisa pela cidade. Isso é publicidade gratuita para a sua igreja!

  • Garrafas de água são outra ótima maneira de fazer isso. A maioria das pessoas os usa todos os dias, e se você oferecer garrafas de alta qualidade, elas estarão carregando com elas onde quer que elas estejam - de novo, publicidade gratuita!

  • Uma caneca ou um copo com o logotipo da sua igreja irá lembrar os visitantes da sua igreja toda vez que eles a usarem.

  • Os livros de presentes podem dar aos novos visitantes da igreja uma ideia do que sua igreja acredita e valoriza. Você pode até escrever um bilhete manuscrito dentro da capa como um toque pessoal.

  • Cartões de presente para restaurantes locais e cafés são sempre um gesto de boas-vindas!

  • Bombom ou bala é algo fácil, gostoso e bem em conta para o orçamento de qualquer igreja. Você pode entregar o bombom ou bala com um cartão bem feito com uma frase especial o visitante.

Qualquer que seja o presente que você escolher, anexe uma nota manuscrita de alguém da equipe que receba os visitantes em sua igreja. Isto vai fazer com que os visitantes se sintam valorizados! Você também pode ter um pacote de informações que acompanha cada presente. Isso pode incluir um folheto com informações sobre como se conectar ainda mais na igreja, um cartão de visita, etc.


A conexão com os novos visitantes é vital para o crescimento saudável da igreja. Nem todo visitante que vem a sua igreja se tornará um participante regular, mas você ainda pode fazê-los sentir-se valorizados e amados enquanto estiverem com você. Estas maneiras fáceis de se conectar irão percorrer um longo caminho e causar uma boa primeira impressão em novos visitantes em qualquer época da sua igreja.







Fontes e citações: https://learningcenter.outreach.com/easy-ways-connect-new-church-visitors/

1.169 visualizações0 comentário
bottom of page