Como evangelizar
- Macampe
- 12 de fev. de 2018
- 6 min de leitura
Compartilhar nossa fé em Cristo pode ser intimidador e duro, mas também incrivelmente recompensador. O Evangelismo é uma parte fundamental da fé Cristã e pode ser uma ótima maneira de se conectar a pessoas e compartilhar suas paixões de maneira amigável e inteligente. Você pode aprender a facilitar todo o processo ao ler algumas dicas simples para evangelizar.

Parte1 - Preparando-se
Escolha um local e momento apropriados. Se quiser sair por aí e compartilhar sua mensagem com o maior número de pessoas receptivas possível, permita que elas venham até você. Áreas bastante movimentadas boas para o evangelismo incluem comércios, shoppings, feiras, eventos, faculdades, colégios e etc.
Evite evangelizar perto de igrejas de outras denominações e de outros lugares que possam ser mais difíceis. Ninguém desejará conversar com você no metrô, às 8 da manhã. Use seu bom-senso. Pode ser uma ótima ideia evangelizar na frente de um clube de Rock numa noite de sexta feira, se você conseguir fazer isso. Mas também pode ser uma atitude que só levará a discussões.
Certifique-se de seguir quaisquer leis na área onde você está e atenda às instruções de negócios e propriedades que possam querer sua saída. Seja educado e vá embora.
Prepare sua mensagem pessoal. Você pode destacar e marcar versos ou histórias específicas da Bíblia para a hora de evangelizar. Também prepare notas de sua própria vida como cristão que possam servir para fazer com que alguém se torne aceite a Jesus. Qualquer coisa que você achar que possa se conectar às pessoas de uma maneira pessoal é válida. Você pode compartilhar:
Versículos e histórias prediletas
Versículos importantes
A história de sua fé
A história de sua igreja
Seu testemulho
Porque você se tornou cristão
A mudança na sua forma de viver
Prepare várias perguntas. É útil deixar simples a conversa e começar uma discussão sobre a fé ao fazer perguntas interessantes. É útil ter uma boa lista de questões em mente para evitar improvisos de última hora. Boas questões podem incluir:
O que acontece quando você morre?
Se você morresse agora mesmo, acha que iria para o paraíso? Por quê?
Você se sente satisfeito com sua vida?
Você sente que falta algo em sua vida?
Você ora?
Você é uma pessoa realmente feliz?
Prepare-se. Você deve considerar orar e se preparar para o dia de evangelismo. Algumas pessoas acham muito complicado compartilhar a fé e as experiências na Igreja e é preciso ter coragem para conversar sobre crenças com sujeitos que podem nem sempre ter interesse no assunto.
Reúna um grupo e evangelize como uma unidade. Não abordem pessoas como uma gangue, mas deem pausas frequentes e analisem os progressos individuais. Ter um grupo de evangelismo facilitará muito o trabalho, permitindo que dicas e conselhos fluam livremente pelo grupo e feedback dos evangelismos já realizados.
Parte2 - Conversando
Não entre direto na parte dos testemunhos. Comece com um pouco de conversa tranquila e pergunte sobre o que anda acontecendo na vida dos ouvintes presentes. Não espere que alguém confie imediatamente em você. Vai demorar um pouco até que alguém se abra com você.
A Associação Billy Graham diz que 90% dos convertidos permanecem na igreja quando encontram verdadeiros amigos lá. Portanto, se você estiver na escola ou na faculdade, faça esse experimento: sente-se com alguém na lanchonete por 3 dias e torne-se amigo de alguém. Em seguida, fale sobre a fé no terceiro dia. Os resultados podem lhe surpreender. O estudante pode abrir o coração, até mesmo por horas e fazer perguntas.
Faça uma pergunta forte. Faça uma pergunta que baixará a guarda da pessoa, fazendo-a pensar sobre questões existenciais maiores, tornando-a receptiva à mudança de ideias. Uma pergunta do tipo “O que você acha que acontece após a morte?” ou “Você está feliz com seu estilo de vida?” podem ser maneiras eficientes de levar a conversa para seu território.
Uma ferramenta evangelística mais eficiente é a pesquisa. Você pode fazer quatro perguntas sobre a vida do indivíduo. Após conhecer as necessidades e crenças dele, testemunhe de acordo com seu ponto de vista.
Escute e preste atenção. O evangelismo não significa apenas esperar por uma oportunidade para conversar. Ele precisa ser uma conversa real e uma troca de ideias. Quando você faz uma pergunta do tipo “Está feliz com sua vida”, ou “Você sente que falta-lhe algo?”, preste atenção à resposta. Além de demonstrar ao outro que você é ouvinte, é preciso prestar atenção ao que o outro diz para aprender a responder de maneira precisa e convincente.
Evite pressionar as pessoas próximas a você, mas persista com aqueles que estão abertos. Escutar atentamente lhe ajudará a analisar o interesse do outro e ajudá-lo a se abrir ainda mais. Lembre-se que é preciso também PACIÊNCIA. Nem todas as pessoas vão se abrir rapidamente. Pode demorar dias, semanas ou meses para a pessoa começar a realmente se abrir e contar o que acontece na vida dela. Seja paciente e continue orando a Deus em favor daquela pessoa.
Converse sobre seu testemunho para encorajar a pessoa. Conte a ela sua versão do Cristianismo, o que ele significa e como sua fé mudou sua vida para melhor.
É importante tratar essa conversa como o diálogo entre duas pessoas, com base na Igreja. Em geral, você desejará evitar entrar naquelas discussões complicadas sobre dogma e teologia, focando apenas na importância da fé e da salvação e como sua vida melhorou quando recebeu a Cristo.
Fale sobre os Dez Mandamentos. Os Mandamentos tipicamente são um assunto familiar às pessoas, e a conversa sobre “leis” pode ajudar a conduzir o diálogo a um caminho mais teórico e conceitual. Até descrentes podem concordar que mentir, matar e roubar são atos ruins. Escutar e discutir sobre tais termos pode fazer com que os ouvintes sejam mais receptivos. Lembre-se que os mandamentos se resumem em "Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a você mesmo." Então realmente ame essa pessoa que você está conversando independente do pecado que ela cometeu ou vem cometendo. Temos de amar as pessoas, não o pecado.
Fale sobre os ABCs. Alguns evangelistas gostam de usar o método de introdução básica para se tornar um Cristão como uma maneira de dar a um possível convertido uma lista concreta de passos que devem ser mantidos em mente na hora de desenvolver a fé. O método ABC se divide assim:
A: Admita que você é um pecador e precisa de ajuda.
B: Bendiga Jesus Cristo, filho do Senhor, que morreu por nossos pecados.
C: Confesse sua crença a Cristo.
Parte3 - Dando o Próximo Passo
Forneça a Bíblia a pessoas receptivas, além de outros livros apropriados. Tenha algumas Bíblias em mãos e ceda-a às pessoas mais receptivas encontradas.
Se sua igreja lhe forneceu documentos específicos ou folhetins que ajudam a disseminar a palavra, distribua o maior número possível desses elementos aos interessados e até aos desinteressados.
Explique o plano aos outros. Uma pessoa não se tornará espiritualmente madura e será “Salva” após conversar com você por cinco minutos. Qual é o próximo passo? O que a pessoa deve fazer amanhã e no dia seguinte para construir e manter o novo interesse em sua fé? Para onde a pessoa deve ir?
Considere trocar informações ou distribuir literatura sobre a igreja se não se sentir confortável em ceder suas informações de contato. A pessoa que se interessou precisa de um acompanhamento de perto.
Ore com eles. Se a pessoa jamais orou antes, ela pode se sentir curiosa e nervosa com o processo, que você pode facilitar ao conduzir a primeira oração. Faça uma simples e breve oração, introduzindo tais pessoas à prática. Diga a elas como orar e quando fazê-lo. Lembre-se que a ORAÇÃO é falar com Deus. Algo como amigos fazem. Peça para pessoa começar a contar o dia a dia dela para Deus falando do que não gostou no dia ou do que gostou, agradecendo, pedindo ajuda e etc.
Recomende uma igreja na área. Se você estiver numa cidade que não é a sua, arranje algum tempo para se familiarizar com as igrejas na área. Conhecê-las no momento de realizar seu próximo serviço pode ser uma boa maneira de dar aos seus convertidos uma boa condução.
Lembre-se que o nosso objetivo no evangelismo é apresentar a PALAVRA DE DEUS e mostrar pras pessoas o seu filho JESUS CRISTO e não apresentar a SUA IGREJA e o que ela faz. Estamos todos evangelizando pelo mesmo motivo então não se preocupe se o novo convertido que você acompanhou for para outra igreja. O importante é que ele seja cuidado onde quer que esteja.
Dicas
Não crie falsas esperanças. Dê o verdadeiro significado, dê as “Boas Novas”. Qualquer um que disser que a vida melhora muito depois que você vira Cristão aparentemente jamais leu a Bíblia. Todos passamos por problemas, a diferença é que quando somos Cristãos, nos apoiamos em Cristo para vencer qualquer problema que estejamos passando.
Lembre-se de que o novo convertido pode não ser espiritualmente maduro agora. Dê tempo à pessoa para que ela cresça.
Se a pessoa a ser convertida não desejar discutir ou escutar a pregação, converse com alguém mais receptivo.
Não fale sobre o Inferno, o Fogo e o Diabo imediatamente, e nem de versões da mensagem de prosperidade. Apenas ensine os básicos das boas novas. A história básica de como Jesus veio e morreu por amor a nós é um bom início.
Evangelize pelos motivos corretos. Você não é melhor que um negociante se estiver orando por motivos sociais ou materiais. O Senhor está sempre aberto aos descrentes, mas cuidado para não ser hipócrita.
Proclame a Verdade do Senhor sem favoritismos. Não use opiniões e doutrinas não-bíblicas quando tentar explicar Cristo aos descrentes ou aos membros de outras religiões.
Avisos
Não comece discussões desnecessárias ao evangelizar para membros de outras religiões que estejam satisfeitos com a própria fé. Pregar em frente a locais de outras RELIGIÕES é pedir pra brigar. Vamos manter a Paz.
Você pode estar verificando os materiais que temos para o Evangelismo da sua igreja: CLIQUE AQUI
Fontes e citações: http://pt.wikihow.com/Evangelizar
Comments