top of page

Como crescer a sua igreja?

  • Foto do escritor: Macampe
    Macampe
  • 2 de jan. de 2018
  • 7 min de leitura

As igrejas pequenas quase sempre se deparam com fortes barreiras de crescimento quando tentam expandir suas congregações, especialmente para ultrapassar as marcas de 100 membros. Para quebrar as barreiras de crescimento, você precisa começar a pensar grande. Redefina a liderança e reestruture a igreja como um todo para começar a ir de encontro às necessidades de uma grande igreja antes que ela realmente expanda no número de membros.


Parte 1 - Comece a pensar grande

Parte 2 - Redefinindo a liderança da igreja

Parte 3 - Reestruturando a igreja



Parte 1 - Comece a pensar grande:

Acredite:

Acredite que Deus quer que sua igreja cresça. Se você quer romper as barreiras de crescimento na sua igreja, é preciso acreditar com convicção que Deus quer que essas barreiras venham ao chão. Mas, antes que possa acreditar, é preciso que você ouça a voz de Deus e tenha certeza de que esse tipo de crescimento é a vontade dele para a sua igreja.

Existem dois sistemas de crença quando se trata do tamanho de uma igreja. O primeiro afirma que Deus quer que todas as igrejas cresçam. O segundo afirma que Deus tem a necessidade e espaço para igrejas grandes e pequenas. Não importa em qual categoria você se enquadre; se deseja que sua igreja cresça, é preciso ter confiança na crença de que romper com essa barreira é algo que Deus quer para a sua igreja em particular.

Tenha convicção:

 A partir do momento que você tiver a certeza e acreditar que Deus quer fazer sua igreja crescer, você também precisa estar firmemente convicto no seu desejo pessoal de vê-la crescer.

A ideia de fazer uma igreja crescer pode assustar muitos pastores, líderes e deixá-los estagnados e complacentes. Dissolver as barreiras que evitam o crescimento é um trabalho árduo e o caminho nem sempre é fácil.

Mesmo que o medo possa ser forte e justificado, se você deixar que ele te controle, você não vai conseguir fazer nada. Assim que tomar a decisão de começar a expandir sua igreja, será preciso manter-se nisso. Não deve ser sua "opinião" que a igreja precisa crescer — tem que ser sua "convicção" e a certeza de que Deus quer isso para a igreja.


Forneça o espaço necessário:

 Como costumam sobrar alguns assentos em alguns cultos, você pode achar que já tem espaço suficiente, mas, se as igrejas atingem 70% da sua capacidade de acomodação, os visitantes têm menor probabilidade de aparecer e de se tornarem membros.

Determine quantos assentos você tem no seu espaço principal para culto e multiplique esse número por 0,7. Compare essa porcentagem com a sua média de frequentadores de meses passados. Se seu número de frequentadores for maior que 70% dos seus assentos, está na hora de expandir.

Expanda de acordo com seus recursos. Pode ser preciso mudar para um local maior ou talvez seja possível construir um anexo no espaço atual.


Crie novos horários de cultos:

Quando o espaço ficar pequeno e expandir não for uma opção viável, a segunda melhor opção é criar novos horários para os cultos.

Entenda que apenas isso pode não resolver seus problemas com relação ao espaço, mesmo que possa ajudar. As pessoas têm mais chances de permanecerem com os cultos aos quais estão acostumadas, então os novos horários de culto provavelmente serão menos cheios que os antigos. Em uma igreja com 120 frequentadores fiéis, 100 virão ao horário antigo de culto e 20 TALVEZ podem trocar para o novo.

Mais voluntários:

Uma igreja maior vai precisar de mais pessoal. Pode parecer mais sensato esperar até que a igreja se expanda para começar o processo de convidar mais voluntários, mas, na verdade, talvez seja melhor convidar as pessoas que espera precisar antes disso.

Caso tenha que contratar funcionários, as finanças podem restringir o número que você pode contratar. Comece pelos cargos que pareçam mais cruciais para seu crescimento como igreja. Assim que o dinheiro em caixa começar a se acumular, contrate mais funcionários rapidamente, mesmo que suas projeções de orçamento a longo prazo não estejam tão grandes ainda.

Estude as igrejas maiores na sua região:

 Observe as igrejas maiores e bem-sucedidas das proximidades, mesmo que elas pertençam a outros ministérios. Vá ao culto e fale com o pastor e com os voluntários.

Assim que você descobrir o que as igrejas em crescimento na sua região estão fazendo para romper com as barreiras, poderá adaptar essas mesmas estratégias para a sua igreja. Você não precisa e nem deve copiar fielmente essas igrejas, mas pode tentar aproveitar algumas de suas ideias para usar na estrutura da sua.

Lembre-se que estamos todos unidos por um próposito: DIVULGAR E ESTABELECER O REINO DE DEUS AQUI NA TERRA.

Então quanto mais igrejas se ajudando, melhor!

Coloque as finanças em ordem:

Fazer uma igreja crescer é algo caro. Você precisa ter fé que Deus vai prover financeiramente, mas você também precisa ser um bom administrador de toda a parte financeira da igreja.

Se ninguém dentre os voluntários da igreja puder lidar com finanças de forma especializada, será preciso chamar ou contratar alguém novo. Um contador em tempo integral é o ideal, mas você também pode contratar consultores financeiros se isso for mais fácil de fazer com seu orçamento atual.

Prepare-se para os problemas que o crescimento pode causar:

 Durante esse período de crescimento, todo mundo, desde o pastor até o voluntário mais novo, pode ter problemas para se ajustar à mudança.

Os pastores muitas vezes têm dificuldade de se adaptar à sensação de ter menos controle e menor interação pessoal.

Membros da congregação podem sentir que a igreja ficou menos parecida com um "lar", e podem resistir às mudanças.

À medida que a igreja cresce, seus líderes precisarão se preparar para as mudanças que virão. Eles terão também que estar entre os membros da congregação, encorajando-os com relação às mudanças.


Parte 2 - Redefinindo a liderança da igreja:

Transforme o pastor em um líder:

O pastor de uma igreja deve ser capaz de liderar a congregação em seu crescimento. Isso geralmente significa que o pastor terá que crescer junto com a igreja. Significa também que ele terá que passar a ter uma mentalidade de liderança.

O pastor precisa ser um guia espiritual e um líder. Guiar espiritualmente requer atender às necessidades dos outros. E a liderança requer que você tome a iniciativa sem consultar os outros.

Estude tópicos relacionados à logística do crescimento. Aprenda a equipar sua igreja para o ministério e a levantar fundos. Pesquise sobre gerenciamento de tempo e aprenda a balancear seus recursos.

Passe um tempo lendo sobre tópicos relacionados ao ministério, como teologia, história das igrejas e escrituras. Comprometa-se com uma meta de leitura, como um livro a cada um ou dois meses.

Os pastores também podem se beneficiar em participar de conferências e encontros com mentores na área de liderança pastoral.

Crie uma equipe pastoral:

 Em uma igreja pequena, o pastor pode cuidar dos assuntos comerciais da igreja e ainda estar disponível para cada membro da congregação. Mas, à medida que a igreja cresce, será preciso ter uma equipe pastoral para ajudar a ministrar quando o pastor não puder.

Algumas vezes será necessário convidar pastores auxiliares para ir formalmente de encontro com as necessidades pastorais da sua igreja.

Uma equipe pastoral também pode consistir de voluntários leigos. Os leigos da congregação não serão capazes de ajudar a pregar e ensinar, mas eles podem ajudar nos cultos, visitar os doentes e liderar pequenos grupos ou departamentos.

Pare com o microgerenciamento:

O conselho de administração da sua igreja precisa ser orientado para gerenciar uma organização maior. Um conselho cheio de membros obcecados na organização detalhada de uma igreja pequena vai ter dificuldades para se adaptar às necessidades de uma igreja maior.

Quando for aceitar pessoas novas no conselho, lembre-se que elas precisam estar confortáveis com orçamentos maiores, sistemas maiores e um número maior de voluntários.


Parte 3 - Reestruturando a igreja:

Crie novos grupos ou departamentos:

 As igrejas em crescimento são igrejas muito ativas, e igrejas muito ativas geralmente oferecem bastante atividades e grupos para os membros e visitantes fazerem parte.

Os grupos não precisam ser grandes e não precisam se encontrar no território da igreja.

O mais importante é variar a temática dos grupos para que você possa oferecer um pouco de tudo. Tenha grupos para diferentes idades, circunstâncias e interesses.

Organize de acordo com os dons das pessoas. Conheça seus voluntários, funcionários e a congregação. Descubra quais habilidades e dons as pessoas da sua igreja têm a oferecer e então desenvolva programas em torno desses atributos.

Expanda os horários de cultos:

Crie o tipo de programação de culto que deseja ter, e não o tipo que precisa nesse momento. É mais fácil atender um grupo maior de pessoas quando você já criou um culto pensado para um maior grupo.

Tente energizar o período do culto ou tenha uma pregação feita com mais paixão. Crie o ambiente de animação que você esperaria encontrar em uma igreja.

Peça feedback sobre os cultos. Procure por formas de ver o culto pelos olhos dos convidados e dos frequentadores a

assíduos e então faça mudanças conforme o necessário.

Direcione suas atenções para fora da igreja:

Os programas focados nos membros atuais da congregação são importantes, mas se esses programas superam muito os programas focados nas pessoas de sua cidade, você não vai conseguir trazer novas pessoas de sua cidade para a igreja.

Encoraje uma divulgação maior ensinando evangelismo relacional e contando histórias sobre convidar as pessoas para a igreja. Todos os voluntários, funcionários e membros da congregação devem ser encorajados a convidar amigos.

Pergunte a você mesmo como fazer ideias acontecerem:

Quando alguém sugere uma nova ideia que pode ajudar a igreja a crescer, a liderança tem que começar automaticamente a pensar em formas de fazê-la acontecer.

As equipes de liderança da igreja que imediatamente acham que novas ideias não poderão ser postas em prática não são visionárias, e uma igreja sem visão terá problemas para crescer.

Você deve, é claro, avaliar cada nova ideia sensatamente. As que não vão ajudar a igreja podem ser postas de lado, mas as que são úteis, mas difíceis, devem receber atenção.

Incentive a liderança a dar ideiais. Muitas podem parecer ruins, mas pode-se aproveitar alguma coisa.

Pense em grandes eventos com cuidado:

 Algumas igrejas podem planejar um ou dois eventos grandes durante o ano para criar interesse na comunidade. Isso pode criar um resultado positivo, mas o resultado geralmente é mínimo na melhor das hipóteses.

A presença na igreja geralmente vai aumentar por algumas semanas após o evento. Mas, à medida que o tempo vai passando, os novos visitantes podem perder o interesse e parar de vir, fazendo com que os números caiam novamente.

Grandes eventos de igrejas só funcionam para romper as barreiras de crescimento quando sua igreja está estruturada de forma a manter o interesse após atrair aquela multidão inicial.




 
 
 

Comments


bottom of page