Como começar uma célula ou ministério de pequenos grupos em sua igreja
- Macampe
- 26 de out. de 2018
- 5 min de leitura
Começar um ministério de pequenos grupos ou de células em sua igreja requer trabalho, mas os benefícios valem o esforço!
Pequenos grupos podem ser uma ótima maneira de ajudar as pessoas em sua igreja a se conectarem e se envolverem em um nível mais pessoal com Deus. De fato, construir relacionamentos através de um ministério de pequenos grupos ou células ajuda a cultivar um senso de pertencimento que pode ser muito útil para fazer as pessoas da igreja se sentirem em casa e na família. Os frequentadores da igreja podem aprofundar seu relacionamento com Cristo enquanto recebem o apoio e encorajamento de outros que estão caminhando na mesma jornada.

Há muitas maneiras de se ter um ministério bem-sucedido de pequenos grupos, e sua igreja pode já ter uma que esteja prosperando. Mas se a sua igreja não tem um ministério de grupo pequeno ou células, considere começar um! É preciso trabalho, mas os benefícios para a sua igreja valem a pena. De fato, pequenos grupos são uma das maiores e melhores ferramentas de discipulado disponíveis. As dicas para começar os pequenos grupos a seguir servem como sugestões - você pode mudá-las e adaptá-las de acordo com as metas exclusivas de sua igreja. Pronto? Então vamos lá!
Antes de começar a trabalhar na logística do lançamento do seu pequeno grupo, ajuda a determinar o seu "porquê".
Considere estas perguntas:
Por que você quer um ministério de pequenos grupos ou célula em sua igreja?
Com qual finalidade ele servirá?
Como isso ajudará os membros de sua igreja em sua caminhada espiritual individual?
Responder a estas perguntas, ajudará a descobrir o seu "porquê".
Depois de conhecer o seu "porquê", compartilhe-o com a sua igreja. Ouvir o coração e a motivação por trás do lançamento de um pequeno grupo ajudará sua congregação a se envolver com sua nova iniciativa. Você pode encontrar pessoas que estão animadas e ansiosas para ajudá-lo a lançar! Quando você compartilhar com sua igreja pela primeira vez, peça às pessoas que considerem liderar um grupo pequeno, e que elas saibam com quem entrar em contato, se estiverem interessadas.
Agora que você encontrou o seu "porquê", é hora de planejar um grande lançamento.
Primeiro, considere o tempo
Se você está comprometido em iniciar e manter um ministério de pequenos grupos ou células em sua igreja, considere os melhores momentos do ano para o lançamento. Muitas igrejas seguem o calendário escolar e lançam grupos para os semestres de outono e primavera, e alguns incluem verões também. Se lançar três vezes por ano parece muito para começar, talvez deixe de fora a parte de verão.
Tenha bastante tempo para planejar antes da data de lançamento esperada.
Determine como você ajudará seus líderes de pequenos grupos ou células
Faça os anúncios sobre os pequenos grupos ou células à sua congregação o mais rápido possível para recrutar e treinar seus líderes de pequenos grupos. Peça a uma pessoa responsável em sua igreja que seja responsável por supervisionar e ajudar os líderes de pequenos grupos. Pode ser alguém da sua equipe ou um super voluntário disposto a assumir o papel.
Realizar oficinas de liderança para líderes de pequenos grupos também é uma ótima ideia - isso dá à sua equipe a oportunidade de entrar em contato com os líderes e capacitar o ministério e entendendo o que estão fazendo em seus grupos ou células.
Também é importante mostrar aos seus líderes voluntários sua apreciação e importância contínua. Você poderia organizar jantares especiais, agradecê-los publicamente durante os cultos da igreja ou dar-lhes presentes atenciosos.
Promova seu lançamento
Depois de escolher sua data de lançamento e recrutar seus líderes, é hora de promover seus pequenos grupos! Existem várias opções para isso:
Serviços dominicais: A partir de dois ou três domingos antes do evento de lançamento, lembre a sua igreja que o dia está chegando. O primeiro domingo que você promove o lançamento é um ótimo momento para levar alguns minutos extras para lembrar a sua igreja do “porquê” por trás do ministério de seu pequeno grupo.
Folheto ou convite com informações: Dependendo da quantidade de grupos que você terá ao inicializar, pode ser interessante imprimir informações básicas sobre cada grupo em um livreto pequeno ou em uma folha ou um convite com as informações. Dessa forma, as pessoas em sua igreja podem segurá-las, levá-las para casa e considerar em qual grupo elas gostariam de participar.
Website: Adicione o seu evento de lançamento de pequenos grupos ao seu calendário ou à área "Próximos eventos". Você também pode criar uma página designada "Encontrar um grupo" em seu site que lista o nome, a descrição, o dia e a hora da reunião e as informações de contato de cada grupo.
Mídias Sociais : Use o Facebook e o Instagram para criar entusiasmo em torno do lançamento de seu grupo. Postagens curtas e simples com fotos ou gráficos são ótimas maneiras de espalhar a palavra entre os membros da sua igreja. Eles também ajudam a servir como um lembrete para se inscrever.
Organize um evento de lançamento
Fazer um evento de lançamento permite que as pessoas em sua igreja encontrem as informações dos pequenos grupos ou células, fale com eles sobre a visão deles para seus grupos e fala para que se inscrevam para participar se estiverem interessados. Após o culto no é um ótimo momento para fazer isso - as pessoas já estarão na igreja e podem facilmente passar por um pequeno grupo ou mesa ao sair. Se você organizar um churrasco ou almoço para todos, é provável que eles permaneçam por mais tempo ainda!
Continue crescendo
À medida que você continua a aumentar seu ministério em pequenos grupos ou células, pode achar difícil recrutar pessoas para deixar grupos que estão frequentando para começar novos. Tudo bem! Você pode encorajar as pessoas de sua igreja a não participarem para que comecem por conta própria - que as pessoas saibam que se não houver um grupo que corresponda ao que elas estão procurando, elas podem se inscrever para começar um novo grupo!
Você também pode considerar pedir aos membros dos grupos atuais que façam uma breve descrição para ajudar a iniciar um novo grupo.
Outros pontos a ter em mente:
Segurança. É importante orientar seus líderes de pequenos grupos por meio de verificações de antecedentes e algumas informações sobre as pessoas. As pessoas entendem que isso é um procedimento padrão.
Localizações. Muitas pessoas se sentirão confortáveis em participar em suas próprias casas, mas algumas podem preferir não ter um grupo me sua casa ou não ter um espaço adequado. Cafeterias, restaurantes casuais e praças são uma boa escolha, mas você também pode considerar abrir espaço em sua igreja em determinados momentos para dar às pessoas um lugar para ter um grupo.
Tipos de grupos. O que seus grupos estarão passando? Uma série de sermões? Um estudo? Um livro específico? Eles estarão livres para estabelecer seu próprio plano? Isso pode acabar se tornando uma bagunça. Lembre-se de certificar de que você pensou o que funciona melhor para a sua igreja de antemão.
Esperamos que estas diretrizes ajudem a sua igreja a começar um ministério bem-sucedido de pequenos grupos! Pequenos grupos parecem diferentes de igreja para igreja, mas um pouco de planejamento cuidadoso pode ajudar os membros a encontrar uma maneira de se conectar em um nível mais profundo com a comunidade da igreja e com Cristo.
Fontes e citações: https://outreach.com/blog/small-group-ministry-launch/
Comments