top of page
  • Foto do escritorMacampe

8 passos para uma escola bíblica que atrai famílias para sua igreja

Sua escola bíblica de férias pode fazer mais do que levar as crianças a Cristo? Acreditamos que sim e iremos compartilhar como ter sucesso usando escola bíblica de férias ou acampamentos para receber novos membros na igreja.

Para iniciar, podemos utilizar quatro objetivos distintos para a escola bíblica de férias ou acampamento:

  1. Discipular as crianças da igreja em um programa intensivo de uma semana.

  2. Desenvolver habilidades de liderança e ministério em nossos jovens e adultos voluntários.

  3. Aprofundar nossa união pedindo aos membros de todas as idades que sirvam juntos naquela semana.

  4. Atrair famílias sem igreja e envolvê-las na nossa família de Deus.

Realizamos nosso objetivo de discipulado mantendo um ótimo acampamento para crianças.

Realizamos nosso objetivo de desenvolvimento de liderança por meio de um bom programa de treinamento em equipe, juntamente com a experiência no trabalho adquirida durante a semana do acampamento.

Realizamos nosso objetivo união em todas as idades, recrutando adolescentes, jovens, adultos, pais e aposentados para servirem juntos.



Mas como mantemos as famílias sem igreja que frequentam nossa escola bíblica de férias? Isso requer várias estratégias de captura. Muitas igrejas fazem um acampamento e esperam que o quarto objetivo de reter novas famílias da comunidade se encarregará por si só. A verdade é que a maioria das famílias sem igreja não estão pensando em frequentar sua igreja quando matriculam seus filhos na escola bíblica de férias. Eles estão querendo um lugar melhor para enviar seus filhos durante as férias, ou estão cuidando dos filhos enquanto trabalham.

A freqüência em ir à igreja pode não ser a última coisa na mentes destes pais, mas está perto. Acompanhar essa famílias depois que a escola bíblica de férias terminar será mais do que uma ótima semana de programação de férias. Aqui está o segredo: a maioria dos seus participantes do acampamento de verão sem igreja só retornará se você construir um relacionamento com eles.


8 Estratégias para uma escola bíblica infantil atrativa:


Construir relacionamentos requer muitos contatos. Aqui estão oito estratégias que podem ser usadas para capturar o máximo de visitantes que não costumam ser frequentes:

  • Cumprimente os pais todas as manhãs.

À medida que os pais chegam para levar seus filhos todos os dias, coloque voluntários no saguão para apresentar-se casualmente e fazer com que os pais se sintam bem-vindos.


  • Dê-lhes uma desculpa para ficar por perto.

Monte mesas com café e bebidas na frente do local, para que os pais que desejem ficar possam fazê-lo.


  • Dê-lhes um motivo para frequentar a sua igreja.

Combinar um dos cultos de fim de semana com a escola bíblica de férias. Nesta dia (que, normalmente é o culto de domingo à noite), faça com que as crianças se apresentem no começo do culto com músicas que aprenderam durante a escola bíblica. Depois da apresentação, as crianças podem voltar para a classe e finalizar o seu aprendizado ali. Neste local, as crianças podem receber biscoito ou um lanche que agrade a elas para conversarem com seus novos amigos sobre o que aprenderam e o que mais gostaram.

Observação: certifique-se de que as crianças retornem e façam mais uma apresentação no final do culto. Caso contrário, alguns dos pais irão pegar seus filhos após a apresentação e irão embora, e você perderá a oportunidade de pregar para eles Palavra de Deus e terem a experiência no culto.

  • Pregue uma mensagem relevante.

Enquanto as crianças estão com seus líderes na sala do Kids, pregue uma mensagem bíblica sobre paternidade. O objetivo disso é que os pais visitantes saibam que Deus, a Bíblia e a igreja podem fornecer ajuda prática. Certifique-se de que todos os visitantes no culto preencham a ficha para cadastro de visitante; Isso ajudará você a obter informações dos visitantes para depois poder entrar em contato e criar um relacionamento com eles.

  • Exceda suas expectativas.

No final do culto, ofereça uma lembrança ou um presentinho para todos os visitantes como forma de agradecê-los por terem vindo e confiando seus filhos a sua igreja. No momento de entregar o presente para cada visitante, converse um pouco com eles, fale um pouco da igreja e pergunte se gostou e o convide para voltar no próximo culto. .

  • Exceda suas expectativas novamente.

Após este culto, você pode fazer uma "festa".

Coloque mesas cheias de comida e bebidas para que os visitantes possam comer um pouco e se enturmarem com as pessoas da igreja. Tenha certeza que a sua equipe de voluntários esteja lá para se apresentarem e conversem um pouco mais com estes visitantes.

  • Tenha uma lista ou banco de dados dos visitantes da igreja.

Uma vez que esses visitantes preencheram a ficha para cadastro de visitante, você pode eles uma mensagem pelo Whatsapp ou um e-mail primeira vez e começar o acompanhamento com eles. Inserir estes cadastros no banco de dados significa que eles começarão a receber e-mails ou whatsapp semanais sobre o que Deus está fazendo em nossa igreja ou palavras de incentivo e cuidado - isto é algo para ajudá-los a se sentirem parte da família da igreja.

  • Forneça um motivo para eles retornarem.

Ofereça um incentivo para retornarem uma segunda vez agendando um evento especial para a família algumas semanas após o término da escola bíblica de férias. Promova o evento durante o culto e envie um convite pessoal dez dias antes da data marcada.


Nenhum desses passos acontecem por acaso. Eles exigem oração, organização e planejamento. A escola bíblica de férias é uma oportunidade de colheita tão proveitosa que é bom pedir para que toda a equipe de voluntários ou diáconos da igreja participe de alguma forma.


Novas famílias nem sempre se juntam imediatamente

Alguns visitantes podem começar a frequentar na próxima semana. Um número maior pode retornar duas a quatro semanas depois. Mas talvez a maioria das pessoas sem igreja não conseguem acompanhar a frequência da igreja todo fim de semana, então se isso acontecer, é normal. Outros ainda podem aparecer na primeira vez que fizer um culto especial para a família, casamento ou paternidade, o que pode acontecer meses depois.


Pensando em dois objetivos

Dezenas de crianças levantarão as mãos e farão uma oração no final de uma boa semana de acampamento, mas esse não deveria ser o único objetivo. Jesus deseja frutos que permaneçam.

Portanto, sempre que possível, construa eventos ou programas que atraiam pessoas não apenas para seus programas, mas para que se tornem membros plenamente participantes e cuidados de sua igreja.

Para fazer isso, você precisará pensar em dois objetivos para os seus eventos de divulgação. O primeiro objetivos é coordenar e apresentar o evento em si; o objetivos dois é capturar os visitantes que participam do evento.

Você mudará o paradigma e a abordagem de todo o planejamento de eventos, cultos ou programas de sua igreja se você medir o sucesso de um evento não por quantos visitantes aparecerem para ele, mas por quantos deles se tornarão regularmente membros de sua igreja seis a nove meses depois .






Fontes e citações: https://learningcenter.outreach.com/vacation-bible-school-attracts-families/

119 visualizações0 comentário
bottom of page