top of page
  • Foto do escritorMacampe

10 Dicas para melhorar a gestão da igreja

Iremos falar mais sobre gestão da Igreja, um dos pontos extremamente importante para um crescimento saudável da Igreja.



Focaremos em 10 dicas simples que ajudarão a melhorar a gestão da sua Igreja.

  1. Financeiro atualizado: Mantenha o financeiro atualizado, inserindo todas as entradas e saídas de dízimos, ofertas, doações entre outros.

  2. Cadastro de membros: Mantenha seus membros devidamente atualizados no arquivo ou no sistema, assim como o cadastro de visitantes e obreiros.

  3. Inventário Patrimonial: A Igreja precisa ter acesso, de forma rápida ao inventário patrimonial. Deverá haver uma relação detalhada dos bens patrimoniais da Igreja.

  4. Integração: Caso a sua igreja tenha outras unidades, mantenha integrado as informações. É importante que a igreja siga sempre um padrão na mesma denominação com as informações unificadas e organizadas.

  5. Tesouraria: Tesouraria tem definição ligada ao financeiro: entradas e saídas de recursos, caixa, saldo disponível. A tesouraria é imprescindível na gestão da Igreja, diária dos recursos da igreja. Já a contabilidade mostra todos os fatos ocorridos, inclusive os da tesouraria registrados de maneira a evidenciar as decisões administrativas. Controladoria é o conjunto de informações para uso do administrador ou gestor, que é normalmente tirada das próprias informações contábeis, utilizando comparativos e demonstrativos analíticos específicos. É a maneira de assegurar o controle dos recursos da igreja ou organização.

  6. A responsabilidade do Pastor: A principal responsabilidade do pastor em relação às finanças é a de incentivar a criação do comitê administrativo – ou outro nome que prefira – e dedicar-se ao seu ministério e o cuidado das pessoas. Quanto ao contador ou tesoureiro, é a de assegurar que o dinheiro está sendo utilizado dentro dos propósitos e objetivos estabelecidos pela igreja. Isso ele mostra através de relatórios e demonstrativos apresentados periodicamente aos membros e ao pastor.

  7. Separe a função de pastor da função de administração ou gestão: Deve ser composto por várias pessoas. Defina regras adequadas e claras para despesas, com o estabelecimento de alçadas e limites. Que tenha o hábito de disponibilizar – e que os membros saibam que está disponível – os relatórios da tesouraria e controladoria. E, finalmente, que tenha um olhar sobre a missão e visão da igreja, comparando com a utilização de recursos destinados a cumprir essa missão, para alinhar o foco dentro dos objetivos.

  8. Calendário: Tenha uma agenda precisa, com programas e eventos previamente selecionados. Pode ser feita anualmente, semestral ou trimestral, o importante é que sua igreja se programe para os programas ou eventos com antecedência.

  9. Resultados: Muita gente confunde planejamento com elaboração de calendário. O calendário é apenas um item do planejamento e na verdade um dos últimos, pois ele é consequência do lugar onde se deseja chegar. Elaborar um calendário anual e chamar isto de planejamento é um resultado ineficaz, pois a igreja continua girando em torno de ativismo. O resultado disto são igrejas e líderes cansados, famílias que não tem tempo para convivência pois a igreja consome todo o tempo e dinheiro delas. Outro resultado ineficaz é a igreja que movimenta-se o ano inteiro e ao final não ganhou ninguém para Jesus ou teve um crescimento pequeno ou os membros que não estão sendo cuidados, o que não justifica o investimento de tempo, dinheiro e potencial empregados. Houve uma denominação que trabalhou um ano inteiro e descobriu que havia diminuído.

  10. Liderança: Muitas vezes o ensinamento sobre liderança acaba mostrando que líderes precisam se preocupar apenas com o espaço físico da igreja ou as finanças e se esquecem que o principal é o cuidado com as pessoas. Todo o esforço da igreja tem que ser convertido para que a liderança cuide da igreja como um todo sem se esquecer que a missão principal da igreja é amar as pessoas e cuidar delas.







Fontes e citações: http://www.serdivino.com.br/blog/10-dicas-para-melhorar-gestao-da-igreja/


148 visualizações0 comentário
bottom of page