top of page

Dicas para crescer as células #3

  • Foto do escritor: Macampe
    Macampe
  • 16 de mai. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de ago. de 2018

Na última dica para crescer as células, nós falamos um pouco sobre como convidar pessoas para as células e sobre a dificuldade do que falar, como abordar, entre outras dúvidas.

Se você ainda não tiver conferido o último post, clique aqui.


Desta vez, vamos falar da importância do acompanhamento regularmente.

De quanto em quanto tempo tenho que conversar com os membros da célula? Para que serve o contato?

Qual a importância de ter um contato regular com os membros?

Não se preocupe!! Iremos te ajudar neste assunto TÃO IMPORTANTE para uma célula.



Qual a importância do acompanhamento dos membros em uma célula?

Para alguns líderes de células, o acompanhamento é apenas mais um dever, mas isto está completamente errado.

O acompanhamento dos membros da célula é a PRINCIPAL RAZÃO da célula existir. Se não existir o acompanhamento, a célula ou o grupo pequeno se torna apenas uma "mini igreja" com louvor, palavra e comunhão. Não que essas coisas também não sejam importantes, mas a diferença da célula para a igreja comum é o acompanhamento que os líderes tem de ter com os membros da célula.

Na igreja, é muito difícil para o pastor acompanhar 50, 100, 200 membros. Por isso existem as células para que todos os membros possam ter um acompanhamento por um líder de célula.

Entendido que o acompanhamento é o mais importante em uma célula, como fazer este acompanhamento?

O acompanhamento se dá através do contato do Líder com o membro da célula. Este contato deve ser semanalmente através de whatsapp ou alguma rede social, ligando para a pessoa ou um encontro social somente entre as duas pessoas.

O encontro com a pessoa não precisa ser toda semana pois pode ficar difícil para ambos os lados se verem toda semana. Este encontro pode ser a cada 20 dias ou 1 vez no mês. Mas o contato por outro meio tem que ser SEMANALMENTE.

O contato com os membros da célula serve para se conhecerem, desabafarem, ajudarem e criar um laço de confiança e amizade entre o líder e o liderado.

Para o membro da célula, este contato mostra que ele está sendo cuidado e é muito importante porque na maioria das igrejas NÃO EXISTE ESTE ACOMPANHAMENTO NEM CUIDADO. Cada pessoa é única e precisa de um cuidado diferente e especial.

No começo, alguns liderados não vão se abrir e contar todos os problemas e confiar no líder imediatamente. Essa confiança vai sendo ganha com o tempo. Semanalmente você pode perguntar para pessoa como está a semana dela, a família, o trabalho, o estudo, o que está achando da célula e se ela quer que ore por algo específico. Quando você pergunta como posso orar por você, esta simples pergunta abre portas. Isso é especialmente verdade quando sabem que você está ouvindo cuidadosamente e vai orar de fato por elas. Os liderados vão compartilhar seus problemas mais profundos e as maiores preocupações com o líder.

Ao perguntar como pode orar pelo membro, lembre-se de perguntar para ele o que deseja que Deus faça nessa situação.

Perguntar o que a pessoa gostaria que Deus fizesse, ajuda a você a chegar ao coração do problema. Esta pergunta ajuda o líder a compreender o problema e a concordar em oração com o liderado.

Ao se encontrar com a pessoa, você também pode estar orando junto com ela onde vocês estiverem.

Um líder de célula que entra em contato com seus membros regularmente tem a oportunidade de gradualmente conhece-los melhor ao fazer perguntas. A chave é mostrar interesse. Os liderados devem sentir que o líder está genuinamente interessado em conhece-los melhor. Cuidado para que eles não se sintam que estão em um interrogatório.

Abaixo iremos dar algumas sugestões que você pode estar utilizando para que as pessoas se sintam à vontade em se abrir com você. O líder tem de querer ajudar os liderados a ir além de respostas breves e a realmente compartilhar a sua vida com eles.

Você pode estar utilizando uma ou duas perguntas por vez. Com o tempo você mesmo encontrará outras perguntas para fazer:


- Como está sua semana?

- Como estão seus filhos?

- Você gosta do seu trabalho?

- Sua semana foi estressante?

- Você sempre morou aqui nesta cidade/bairro?

- Como você aceitou a Jesus?

- Quando você foi batizado?

- Do que você mais gosta na nossa igreja/célula?

- Como anda o seu casamento?

- Como anda a sua faculdade?


Defina um dia e horário semanalmente para você estar entrando em contato com as pessoas de sua célula para conversarem um pouco ou marcarem para se encontrarem. Cuidado ao determinar um tempo para cada pessoa.

Se você determina que vai conversar com a pessoa 15 minutos e na semana dela ocorreu alguma coisa diferente do comum, pode ser que ela queira desabafar e isso pode durar mais de 15 minutos. Lembre que você está ali para ouvir a pessoa e conversar de uma forma sincera com ela e não para bater ponto ou por obrigação.

Lembre-se que todos precisam de acompanhamento e cuidado. Até os líderes de célula, supervisores e pastores.



Confira os materiais que podem ajudar a sua célula a crescer: CLIQUE AQUI


Comments


bottom of page