top of page
  • Foto do escritorMacampe

Como receber um visitante na igreja

Igrejas devem ser lugares bem receptivos, onde novos visitantes se sintam livres para explorar e fazer novos amigos. Como faz algum tempo que muitos de nós fomos visitantes pela primeira vez, algumas congregações esqueceram algumas formas básicas de se colocar no lugar do visitante e como fazê-los se sentir bem vindos. Aprendendo a receber novos membros e apresentá-los à igreja, você pode tornar a experiência mais memorável e evitar erros comuns que afastam membros prospectivos.


Apresentando Visitantes à Igreja - Tornando a Experiência Memorável - Evitando Erros Comuns


Parte 1- Apresentando Visitantes à Igreja

Aponte certas pessoas para cumprimentarem os visitantes:

 O processo de recepção para visitantes começa assim que eles estão no estacionamento. Ir à igreja pode ser uma experiência intimidadora para muitas pessoas, então você quer se certificar de que os visitantes de primeira vez se sintam bem vindos. Por esse motivo, é comum que as igrejas tenham pessoas para recepcionarem no estacionamento, certificando-se de que os novos visitantes tenham uma ideia de onde eles devem estar e que não tenham medo antes de entrarem no local do culto.

Escolha membros mais calorosos e amigáveis para isso:

Pode ser uma forma excelente de dar para os membros mais alegres algo para fazer antes do culto, ou para fazer os membros mais velhos se sentirem mais valorizados.

Certifique-se de que as pessoas da recepção evitem uma linguagem acusatória e não receptiva, como "O que você está fazendo aqui?" Em vez disso, pode-se dizer: "Olá! Bem Vindo! Como você está?" Ouça-o e ajude.

Apresente-se:

 Não coloque a pressão nos visitantes para se apresentarem.Faça o primeiro contato. Visitantes devem ficar confortáveis para relaxar e se SENTAR ATRÁS se quiserem, ou ter CONVERSAS e FAZER AMIGOS. Tire a pressão se apresentando e chamando-os pelo nome.

Trate os visitantes como pessoas, não como "visitantes":

 Ninguém quer ir a lugar nenhum querendo ser bem recebido e na hora se sentir estranho ou em uma categoria separada. Faça perguntas a eles e aprenda sobre os visitantes para fazê-los se sentir à vontade. Procure um assunto em comum para discutir e ajude-os a se sentir como se estivessem em casa.

Mostre a igreja para os visitantes:

 Muitos membros de igrejas esquecem como é visitar uma igreja pela primeira vez. A maioria dos visitantes de primeira vez não está interessada nos assuntos profundos de doutrina e no conteúdo da palavra – eles estão apenas procurando um lugar para parar, sentar e ouvir. Eles só querem se sentir bem recebidos. Vá devagar e foque-se em ajudar os visitantes a ficarem confortáveis e torne a experiência fácil e sem estresse.

Certifique-se de que o visitante saiba onde pode estacionar, onde pode pegar um copo de água, ir ao banheiro e colocar o guarda-chuva, caso necessário. Mostre ao visitante aonde fica estes locais básicos e esteja disponível para qualquer pergunta. Caso a sua igreja possua um informativo sobre os horários de cultos, dias da semana, etc, é ótimo entregar ao visitante.

Faça um tour rápido pela igreja, se o tempo permitir:

Mostre aos visitantes o local onde o culto será e outras partes atraentes, SE ELES ESTIVEREM INTERESSADOS. Um pouco da história da igreja TALVEZ pode ser interessante para novos visitantes.

Diga aos visitantes como eles podem participar sem pressioná-los para isso:  Muitas igrejas têm diferentes procedimentos e passos envolvidos em participar de uma igreja, e você não deve achar que todos os visitantes saberão como se inscrever ou se eles devem ou não pedir informações. Deixe as informações disponíveis para os convidados, mas não torne as coisas obrigatórias e não force nada.

Pergunte aos visitantes se eles estão interessados em informações fazendo perguntas e descobrindo o que eles estão procurando. Se alguém está visitando porque está na cidade ficando com alguns parentes e mora em outro estado, não tem porquê forçar materiais para ele. Faça-os se sentir bem recebidos, mas não se preocupe em ''VENDER'' a igreja para eles.

Esse pode ser um passo difícil ao receber visitantes, porque você não quer achar que todo visitante está interessado, mas a forma mais fácil de envolver é geralmente pedir para um visitante preencher uma Ficha de Visitantes para que você tenha suas informações e entre em contato depois.

Reconheça quando se afastar:

 Todo mundo é diferente, e alguns convidados podem apenas querer aproveitar a palavra e ficarem sozinhos. Se eles tiverem uma experiência agradável, eles vão voltar e você poderá conhecê-los mais depois. Não ache que os visitantes mais reservados ou quietos não estão gostando ou estão desconfortáveis, eles podem estar apenas procurando um local quieto para o culto. Reconheça os visitantes que querem isso e se afaste. Faça contato e se apresente, para que eles tenham um nome no caso de quererem fazer perguntas e aprender mais.

Parte 2 - Tornando a Experiência Memorável

Tenha conversas genuínas:

 As pessoas da recepção devem praticar suas habilidades de audição ativa e se envolver em interações reais e genuínas com visitantes de primeira vez. Abram-se para as pessoas novas e ajude-as a se sentir bem recebidas mostrando interesse em de onde elas vêm, o que elas estão procurando e quem elas são. APRENDA O NOME DOS VISITANTES E SE LEMBRE DELE.

Ajude visitantes a se conectarem com pessoas:

Talvez a forma mais eficaz de fazer um visitante se sentir bem recebido é ajudando-os a se conectarem com os membros. Uma das principais razões por que as pessoas se sentem intimidadas em uma nova igreja é porque elas não conhecem ninguém. Esse medo rapidamente desaparece quando elas fazem novas amizades com os outros, então dê o seu melhor para ajudá-los nesse processo.

Novos visitantes em uma igreja devem sempre conhecer o pastor antes de irem embora, se estiverem interessados. Faça uma apresentação depois do culto. Se os visitantes não estiverem interessados, não force nada.

Convide os novos visitantes para sentarem com você:

 Depois de se apresentar, convide os visitantes para se sentarem com você e sua família, para que eles se sintam bem recebidos, como se já tivesse feito amizade na igreja. Olhar para um auditório cheio pela primeira vez pode ser intimidador para visitantes, mas se você der a eles uma coisa a menos com que se estressar, a experiência será muito melhor.

Ofereça cuidado para as crianças durante o culto:

Muitas igrejas têm um local para crianças durante o culto, então é uma boa ideia tornar isso disponível para os visitantes de primeira vez e ajudar a facilitar o processo, se eles estiverem interessados e tiverem filhos. Pode ser vergonhoso perguntar, e alguns visitantes podem não saber da existência do serviço.

Se os visitantes não ficarem confortáveis deixando seus filhos em um berçário em uma igreja onde eles nunca estiveram antes, isso não é insensato. Mesmo se for incomum, tente acomodar os novos convidados o melhor possível.

Convide os visitantes para os programas e eventos da igreja:

As aulas de estudo bíblico no domingo de manhã e as reuniões semanais da igreja são bons eventos para os quais você pode convidar os visitantes. Você também pode convidá-los para eventos diferentes que estão se aproximando, como um jantar especial ou algum evento especial da igreja. Faça com que eles se sintam bem vindos e informados.

Convite visitantes para uma refeição, ou para uma reunião informal depois da igreja:

Se os almoços ou jantares depois da igreja e outras reuniões forem comuns na sua igreja, faça os visitantes se sentirem bem vindos e inclua-os nas festividades, como se eles fossem um membro. Mesmo as reuniões informais em uma lanchonete ou restaurante na mesma rua da igreja pode fazer os visitantes se sentirem bem com a congregação. Pode ser tudo que eles estejam procurando.

Mantenha contato:

Mande uma mensagem para os visitantes com as informações coletadas na Ficha de visitantes. Você não precisa inscrevê-los automaticamente para os grupos, e-mails e boletins semanais da igreja, mas enviar uma mensagem expressando o quanto você gostou de ter conhecido os visitantes seria uma forma boa de convidá-los novamente para a igreja.

Parte 3 - Evitando Erros Comuns

Não pressione os visitantes a participar da igreja imediatamente:

Mesmo se você descobrir que os visitantes estão procurando uma nova igreja e estão considerando se tornar membros, não vá logo jogando uma papelada na cara deles cinco minutos depois de eles se sentarem. Foque-se em uma experiência agradável e sem estresse para os visitantes e deixe-os tomar suas próprias decisões de se tornar um membro ou não. Torne-se disponível para perguntas e ajuda, mas ISSO DEVE SER UMA DESCISÃO DELES.

Não coloque os visitantes na primeira fileira:

Chamar muito a atenção para os visitantes geralmente é desencorajado. Ninguém quer que os outros lhe façam se sentir como um tipo de animal do zoológico na primeira vez na igreja com um monte de estranhos. Não piore as coisas colocando-os na primeira fileira da igreja para todo mundo ver.

Não faça os visitantes se apresentarem:

Forçar os visitantes a se levantar na frente de uma igreja cheia de estranhos e falar sobre si mesmas é uma boa forma de fazê-los sair correndo. Tente não fazer nenhum visitante se levantar e falar por muito tempo, mesmo se você tem a intenção de fazê-los se sentir bem vindos. Se você sente a necessidade de reconhecer isso, diga algo generalizado como “É BOM VER ROSTOS NOVOS HOJE.'' Mas não chame muito a atenção para as pessoas e não os deixe desconfortáveis.

Ao mesmo tempo, alguns visitantes podem ser bem falantes e podem ter coisas para compartilhar. Encoraje-os a fazer isso entusiasticamente, se eles mostrarem interesse. Pedidos de oração, envelopes de dízimo e oferta e outras oportunidades para contribuir devem estar disponíveis para visitantes.

Não tenha ''lanterninhas'' ou diáconos para visitantes:

Algumas igrejas têm diáconos para andar ao redor da igreja durante o culto para verificar se há algum visitante, como forma de entrar em contato com eles depois do culto. Tente não fazer os visitantes se sentirem como ''impostores'' que estão sendo fiscalizados pela ''polícia''. Se os visitantes quiserem ser discretos e sair depois, eles devem ficar livres para isso.

Não organize uma música para recepção:

É difícil de acreditar, mas algumas igrejas organizam rituais complicados, envolvendo uma música de recepção para os novos visitantes. ISSO É ESTRANHO! Evite esta prática. 

Lembre-se que estamos em pleno século XXI e algumas coisas que funcionavam a algum tempo atrás, hoje podem não funcionar.

Fontes e citações:

488 visualizações0 comentário
bottom of page